.
.
.
.
.
NAS POSTAGENS A SEGUIR, EXPERIÊNCIAS DE VIAGENS, DICAS DE LUGARES INTERESSANTES, NOSSAS PESQUISAS E OBJETOS

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Cinema Silencioso na Cinemateca.




A Cinemateca Brasileira , responsável pela conservação do acervo audio visual brasileiro, sempre oferece uma programação de filmes raros, mostras temáticas , diretores que merecem ser conhecidos.E é um passeio interessante, está instalada no antigo Matadouro Municipal de São Paulo , antiga construção toda em tijolos à vista inaugurada em 1887,  que funcionou como matadouro até 1927, na época servida por trilhos que distribuiam a carne aos açougues da cidade.




Tem um bar, comidinhas, área interativa onde se pode conhecer os primórdios do cinema com engenhocas divertidas, áreas com grandes puffs...





As salas de exibição mantêm as grandes janelas originais da construção. No momento da projeção grandes cortinas elétricas baixam deixando a sala escura.





Do prédio, restaurado com respeito, se vê ainda o piso de paralelepípedos, fragmentos dos trilhos e dos ganchos do sistema de abate e uma grande área preservada com gramados.


Resquícios da cidade que na época da inauguração, 1887, tinha 40.000 habitantes, e quando deixou de funcionar, em 1927, já passava dos 600.000 habitantes.

Além das mostras, também organiza cursos, seminários, vale a pena conferir a programação.

Fica próxima à Rua Sena Madureira, no Largo Senador Raul Cardoso, 207    

Em agosto passado, organizou uma II Jornada de Cinema Silencioso,  com filmes raros, alguns nunca exibidos antes no Brasil, mudos, parte deles com acompanhamento de músicos interagindo com os filmes.



Do Japão foram exibidos animações mudas da década de 20, super raras e divertidas, acompanhadas pelo percurssionista Jorge Peña. 
Abaixo, alguns fragmentos dessas exibições:








2 comentários :

Paula Mello disse...

Adorei o post sobre o edificio dos anos 40, uma pena não se construir mais assim...Muito interessante seu site, parabéns! Visite-me também
www.colorkids.com.br (bom, bonito e barato)
e meu blog
quintaldapaula.blogspot.com (bom e bonito!)
Beijos
Paula Mello

Paula Mello disse...

Retribuindo a visita, obrigada! Estou sempre por aqui e esta dica valeu...
Te espero mais vezes para um café lea no meu quintal.Ah, estou adicionando vc na minha lista de blogs favoritos.
Beijos
Paula
quintaldapaula.blogspot.com

ESTUDIO MANUS on Facebook

ENDEREÇO ESTUDIO MANUS, CLIQUE ABAIXO PARA SABER COMO CHEGAR

travel guide tripwolf