.
.
.
.
.
NAS POSTAGENS A SEGUIR, EXPERIÊNCIAS DE VIAGENS, DICAS DE LUGARES INTERESSANTES, NOSSAS PESQUISAS E OBJETOS

sábado, 17 de maio de 2008

Caranguejos Gigantes e Enguias Minúsculas



O Restaurante Sendai tem 30 anos , sempre tradicional e familiar.Fica na rua da Glória , 148 ,Liberdade (mapa), tel 11 3241 0220.




Lá se encontram raridades como os enormes moluscos Hokigai ( o branco e vermelho abaixo ) e o Mirugai ( do Canadá, toda avermelhada na imagem )




Mesmos as ostras são de uma variedade longa, estranha. E deliciosas, com um molhinho levemente ácido.




Experimentar os sushis de filhotes de enguia é uma experiência de textura , e o sabor quase transparente como as próprias.




A imagem abaixo mostra a estranheza das enguiazinhas surgindo da areia ( imagem de Kegrossman ).





E o caranguejo gigante das águas argentinas e chilenas Centolla, pescado também no mitológico Cabo Horn , é uma raridade que sempre se encontra no Sendai, de carne branca, farta e delicada.






Um parente da Centolla é o King Crab do Alaska, pescado numa curta temporada anual nas águas geladas do Estreito de Behring, caro e muito difícil de encontrar em restaurantes daqui.



E o campeão de gigantismo e bizarrice é o Caranguejo Aranha Gigante do Japão, pescado em águas muito profundas das costas japonesas, raro lá e impossível de encontrar aqui .As patas desse bicho, considerado fóssil vivo, chegam à 4 metros de comprimento.




Se você quiser ver um monstro desses "empalhado", um passeio interessante é o Museu de Zoologia da Usp , representado no desenho abaixo , no Ipiranga ( mapa). O prédio é de 1944, com animais, conchas, decorado com relevos de bichos coloridos que foram restauraudos à pouco.O projeto é do arquiteto Cristiano Stockler das Neves ( que também projetou a Estação Julio Prestes, hoje Sala São Paulo, o Edifício Sampaio Moreira, 1924 , primeiro prédio alto de São Paulo, etc... ).





Do Estudio Manus, Potes-Caranguejos antigos, em porcelana azul-esverdeada do Vietnam.





Nenhum comentário :

ESTUDIO MANUS on Facebook

ENDEREÇO ESTUDIO MANUS, CLIQUE ABAIXO PARA SABER COMO CHEGAR

travel guide tripwolf