.
.
.
.
.
NAS POSTAGENS A SEGUIR, EXPERIÊNCIAS DE VIAGENS, DICAS DE LUGARES INTERESSANTES, NOSSAS PESQUISAS E OBJETOS

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Estudio Manus no Clube de Design do MAM




Estudio Manus, Eduardo Recife, Ilse Lang, Mana Bernardes e Ovo inauguram o Clube de Design do Museu de Arte Moderna de São Paulo / MAM. 

Cada um de nós criou uma peça exclusiva, com tiragem de 100 exemplares, 5 peças que os 100 sócios integrantes do Clube de Design receberão ao longo dessa primeira edição, e uma das peça passará a integrar o acervo permanente do MAM.

A partir desse primeiro Clube de Design, outros designers serão selecionados para as próximas edições, a exemplo do Clube de Gravura e do Clube de Fotografia (projeto que acaba de completar 10 anos).

O objeto criado pelo Estudio Manus é o "Espelho Relíquias":





Trata-se de um assemblage onde agregamos materiais industriais (feltro de lã natural, espelho convexo, agulha com ponta de ouro) contrapostos a pequenos fragmentos de tecidos étnicos costurados à mão e revestimento no verso com páginas originais de antigos livros de Botânica e de História Natural garimpados em Sebos. 




O espelho convexo, hoje nas garagens e supermercados, para nós ainda contém uma magia do passado renascentista como objeto presente nos Gabinetes de Curiosidades e nas pinturas flamencas, na sua tentativa de capturar um mundo visual e novo.

O feltro, de uso industrial, é produzido em lã natural de ovelha sem tingimentos artificiais. Além do toque acolhedor desse material e da ideia de proteção em torno do espelho que a lã procura causar, a ovelha remete a um caráter sagrado de tantas culturas.




Os fragmentos de tecidos, em sua maioria antigos, raros e artesanais, foram trazidos de viagens ao Laos, Birmânia, Bolívia, Vietnam, Nordeste do Brasil; são  delicadamente costurados à mão criando pequenos ‘patuás’ ou amuletos. 







Cada "Espelho Relíquias" é peça única. Com seus diferentes fragmentos/amuletos  suspensos na frente do espelho por uma agulha com a ponta em ouro representamos nossas memórias e lembranças dessas experiências de viagens. Refletidas em primeiro plano, se somam ao efeito óptico característico desses espelhos que capta tudo que o cerca, mundo de imagens protegido pela maciez do feltro. O revestimento com antigos impressos no verso sugere memórias e conhecimentos profundos que guardamos ao longo da vida.





Cada Espelho Relíquia será entregue numa caixa de madeira maciça reciclável, o espelho e a caixa numerados de 1 a 101.





Dentro da embalagem está também um impresso sobre o conceito da peça.








Um comentário :

Thiago e Aninha disse...

Ficamos encantados com as fotos da Bolívia e do sudeste asiático. Também temos um carinho todo especial pelos dois lugares, principalmente pelo Laos. Um abraço, Thiago!

ESTUDIO MANUS on Facebook

ENDEREÇO ESTUDIO MANUS, CLIQUE ABAIXO PARA SABER COMO CHEGAR

travel guide tripwolf