.
.
.
.
.
NAS POSTAGENS A SEGUIR, EXPERIÊNCIAS DE VIAGENS, DICAS DE LUGARES INTERESSANTES, NOSSAS PESQUISAS E OBJETOS

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Estudio Manus no Clube de Design do MAM




Estudio Manus, Eduardo Recife, Ilse Lang, Mana Bernardes e Ovo inauguram o Clube de Design do Museu de Arte Moderna de São Paulo / MAM. 

Cada um de nós criou uma peça exclusiva, com tiragem de 100 exemplares, 5 peças que os 100 sócios integrantes do Clube de Design receberão ao longo dessa primeira edição, e uma das peça passará a integrar o acervo permanente do MAM.

A partir desse primeiro Clube de Design, outros designers serão selecionados para as próximas edições, a exemplo do Clube de Gravura e do Clube de Fotografia (projeto que acaba de completar 10 anos).

O objeto criado pelo Estudio Manus é o "Espelho Relíquias":





Trata-se de um assemblage onde agregamos materiais industriais (feltro de lã natural, espelho convexo, agulha com ponta de ouro) contrapostos a pequenos fragmentos de tecidos étnicos costurados à mão e revestimento no verso com páginas originais de antigos livros de Botânica e de História Natural garimpados em Sebos. 




O espelho convexo, hoje nas garagens e supermercados, para nós ainda contém uma magia do passado renascentista como objeto presente nos Gabinetes de Curiosidades e nas pinturas flamencas, na sua tentativa de capturar um mundo visual e novo.

O feltro, de uso industrial, é produzido em lã natural de ovelha sem tingimentos artificiais. Além do toque acolhedor desse material e da ideia de proteção em torno do espelho que a lã procura causar, a ovelha remete a um caráter sagrado de tantas culturas.




Os fragmentos de tecidos, em sua maioria antigos, raros e artesanais, foram trazidos de viagens ao Laos, Birmânia, Bolívia, Vietnam, Nordeste do Brasil; são  delicadamente costurados à mão criando pequenos ‘patuás’ ou amuletos. 







Cada "Espelho Relíquias" é peça única. Com seus diferentes fragmentos/amuletos  suspensos na frente do espelho por uma agulha com a ponta em ouro representamos nossas memórias e lembranças dessas experiências de viagens. Refletidas em primeiro plano, se somam ao efeito óptico característico desses espelhos que capta tudo que o cerca, mundo de imagens protegido pela maciez do feltro. O revestimento com antigos impressos no verso sugere memórias e conhecimentos profundos que guardamos ao longo da vida.





Cada Espelho Relíquia será entregue numa caixa de madeira maciça reciclável, o espelho e a caixa numerados de 1 a 101.





Dentro da embalagem está também um impresso sobre o conceito da peça.








Um comentário :

Thiago e Aninha disse...

Ficamos encantados com as fotos da Bolívia e do sudeste asiático. Também temos um carinho todo especial pelos dois lugares, principalmente pelo Laos. Um abraço, Thiago!

ESTUDIO MANUS on Facebook

ENDEREÇO ESTUDIO MANUS, CLIQUE ABAIXO PARA SABER COMO CHEGAR