.
.
.
.
.
NAS POSTAGENS A SEGUIR, EXPERIÊNCIAS DE VIAGENS, DICAS DE LUGARES INTERESSANTES, NOSSAS PESQUISAS E OBJETOS

sábado, 25 de abril de 2009

Ovas de ouriço do mar, uni.






Ovas de Ouriços do Mar são ingredientes na cozinha japonesa, portuguesa, chinesa, italiana, francesa, chilena, várias. De côr dourada, consistência um pouco aflitiva na primeira experiência, gosto adocicado, delicado, levemente picante e inesquecível.








Nem parece que daquele bichinho espinhudo grudado nas pedras sob as águas do mar, muito comum na costa brasileira, com espinhos venenosos e que podem causar uma boa dermatose, pode sair pratos tão bons.








Os mais comuns, na nossa costa, são esses pretinhos da imagem acima, mas eles podem coloridos, com diferentes proporções de comprimentos de espinhos; existem cerca de 900 espécies, e são parentes das Estrelas do Mar.










Em São Paulo, são nos restaurantes japoneses onde podem ser mais facilmente encontradas, chamadas de Uni, usadas em sushis, temakis, hossomakis (rolinhos de arroz com alga por fora), uramakis (rolinhos de arroz de diâmetro um pouco maior, geralmente combinando outros ingredientes, muitas vêzes com gergelim por fora). São usados crus, as vezes com gotas de limão, e o tom varia do amarelo ouro ao âmbar escuro.








Um bom lugar para experimentar é o Restaurante Yamaga, na Liberdade (mapa), tel 11 3275 1790. Lá ele pode também ser pedido puro, numa boa porção colocada sobre fatias de limão, ou com uma folha de shissô bem fresquinha.









Além de ser um ótimo lugar para se pedir pratos da cozinha tradicional japonesa, o missoshiro do Yamaga é único, com pedacinhos de massa de tempura crocantes misturados ao caldo.
Com decoração bem característica, madeiras escuras, grandes lanternas e salinhas com tatames ,é um raro restaurante japonês que no domingo está aberto direto, do almoço até o jantar.








Se você quiser tentar usar as ovas de ouriço (uni) numa experiência gastronômica em casa, elas podem ser encontradas na peixaria Mitsugi (tel 11 3207-3953- mapa), que fica no fundo de uma interessante galeria, espécie de mercado secreto, na rua Galvão Bueno, Liberdade, com uma livraria, loja especializada em saquês, pratos prontos e conservas japonesas, loja de esportes japoneses...
Mais informações sobre essa galeria na postagem "Saquês de todos os tipos", nesse blog.


Do Estudio Manus, um objeto com um feixe de incensos chineses, num bloco de madeira maciça, lembrando um ouriço.




6 comentários :

Tá Bem Bom disse...

Olá. Um dos meus pratos favoritos, aquela textura, o gosto de costão, na china na maioria dos restaurantes os ouriços são apresentados vivos em aquarios e comidos de colher na propria casca, creio que ainda vivos com gotinhas de limão.inté leo.

manus disse...

No Hanadoki, rua Prof. Arthur Ramos, hoje extinto, tinha um prato assim...o ouriço era pescado vivo no aquario, e vinha aberto, vivo, com os espinhos em movimento, temperado com lulas , saque, ...aflitivo, mas delicioso....

Anônimo disse...

ai meu deus... como eu amo uni...
o melhor que comi na minha vida foi em Santiago, no Chile, num restaurante japonês chamado SHOGUN. As vezes eu até sonho com o uni de lá!
:*

ATorres disse...

Poderia informar se TODOS os tipos de ouriço encontrados no Brasil são comestíveis? Ou dizer quais seriam?

Um abraço

Will R. Filho disse...

Caraca eu tô louco para comer esse bixo mano, putz! Moro em Olinda, PE, de frente para o mar e já ví vários deles porque gosto também de pescar vez em quando. Mas queria saber como fazer para comer, receita e tal, se é vivo mesmo, etc... Acho que vou ter que meter a cara (ou melhor, a boca, hehe) e experimentar por conta própria porque aqui em PE não conheço nenhum restaurante que ofereça esse prato.

Valew. http://vitrine2009.blospot.com

Anônimo disse...

Como é a textura disso? Eu sempre quis experimentar e vou procurar algum delivery em higienopolis que tenha esse prato, porque não quero ir a algum restaurante e depois não gostar do peixe.

ESTUDIO MANUS on Facebook

ENDEREÇO ESTUDIO MANUS, CLIQUE ABAIXO PARA SABER COMO CHEGAR

travel guide tripwolf