.
.
.
.
.
NAS POSTAGENS A SEGUIR, EXPERIÊNCIAS DE VIAGENS, DICAS DE LUGARES INTERESSANTES, NOSSAS PESQUISAS E OBJETOS

quinta-feira, 31 de julho de 2008

Feira Boliviana em São Paulo


Sempre me impressionou o povo boliviano, parecem que têm nos traços a coragem e a força conseguida no alto das montanhas.

Parte do Império Inca até o século XVI, a Bolivia conserva ainda hoje o Aymara e Quechua , além do espanhol, como línguas oficiais.

Um pouquinho da Bolivia pode ser conhecido aqui em São Paulo, na Feira Boliviana, que acontece na Praça Kantuta x Rua das Olarias, próximo à estação Armênia do Metrô ( mapa ).

Estima-se que 100.000 bolivianos vivam em São Paulo, a maioria em sub-condições de trabalho, geralmente no ramo de confecções.Esperamos que estejam cada vez mais integrados, respeitados em seu trabalho e sua cultura.



Nessa feira, que acontece aos domingos, dá para conhecer um pouquinho da comida boliviana, com algumas barracas com ótimas salteñas ( uma pequena refeição completa dentro de uma espécie de pastel, se come com colher uma infinidade de ingredientes, temperos, caldos, ovo, tudo).E também outros pratos mais estranhos, como o anticucho, coração de boi no espeto com molho de amendoim, umas sopas misteriosas, um monte de coisas à serem descobertas.




Também interessantes são os ingredientes para a cozinha boliviana vendidos nas barracas, como uma grande variedade de batatas andinas ( batatas , tão européias, são de origem andina, onde existem quase 200 variedades nativas, de todos os tipos, vermelhas, roxas, doces, compridas, bolinhas, pintadinhas...).



Também têm grandes pães macios e fofos, vendidos por uma menina de traços indígenas, fortes e bonitos.


Barracas com produtos bolivianos industrializados de rótulos divertidos, parecendo que sairam os anos 60. E quinua de vários tipos, enormes pimentas secas, chá de folhas de coca, e algumas coisas meio indecifráveis, micro bolinhas cheirosas, tubérculos de forma estranha...




E raspadinhas coloridas, com gelo moido por engenhocas retrôs.



E vários barbeiros , com quadros de exemplos de corte e filas aguardando .


Pebolins coletivos....



E música..., religião....


5 comentários :

Ana Moraes disse...

Putz... como me faz bem dar uma "viajada" no blog de vocês!
Abraço,
Ana

Anônimo disse...

Muito interessante a Feira. Vou visitar.
Obrigado pela sugestão.
Abraços,
Diogo

vó da Alice e do Bento disse...

Morei seis anos nesse País que amo de paixão.
Tenho fotografias do Illimani por todas as paredes da minha casa. Voltei ha 5 anos e não sabia onde conseguir salteñas, chimichurri e outras coisas gostosas. Obrigada pela informação, vou lá.

Unknown disse...

morei muito tempo nesse lindo pais, e é lindo mesmo, pena que mostran na tv só a pobreza, ja fui na feira e dá pra matar a saudade de muitas coisa...beijos a todos os irmãos bolivianos...

Jorge Ramiro disse...

É ótimo provar os sabores da América Latina. Eu comi em restaurantes de comida do Peru, Paraguai, Equador. Há alguns restaurantes em Vila Madalena que são de sabores do Bolivia. Delicioso. :)

ESTUDIO MANUS on Facebook

ENDEREÇO ESTUDIO MANUS, CLIQUE ABAIXO PARA SABER COMO CHEGAR

travel guide tripwolf