.
.
.
.
.
NAS POSTAGENS A SEGUIR, EXPERIÊNCIAS DE VIAGENS, DICAS DE LUGARES INTERESSANTES, NOSSAS PESQUISAS E OBJETOS

quinta-feira, 31 de julho de 2008

Feira Boliviana em São Paulo


Sempre me impressionou o povo boliviano, parecem que têm nos traços a coragem e a força conseguida no alto das montanhas.

Parte do Império Inca até o século XVI, a Bolivia conserva ainda hoje o Aymara e Quechua , além do espanhol, como línguas oficiais.

Um pouquinho da Bolivia pode ser conhecido aqui em São Paulo, na Feira Boliviana, que acontece na Praça Kantuta x Rua das Olarias, próximo à estação Armênia do Metrô ( mapa ).

Estima-se que 100.000 bolivianos vivam em São Paulo, a maioria em sub-condições de trabalho, geralmente no ramo de confecções.Esperamos que estejam cada vez mais integrados, respeitados em seu trabalho e sua cultura.



Nessa feira, que acontece aos domingos, dá para conhecer um pouquinho da comida boliviana, com algumas barracas com ótimas salteñas ( uma pequena refeição completa dentro de uma espécie de pastel, se come com colher uma infinidade de ingredientes, temperos, caldos, ovo, tudo).E também outros pratos mais estranhos, como o anticucho, coração de boi no espeto com molho de amendoim, umas sopas misteriosas, um monte de coisas à serem descobertas.




Também interessantes são os ingredientes para a cozinha boliviana vendidos nas barracas, como uma grande variedade de batatas andinas ( batatas , tão européias, são de origem andina, onde existem quase 200 variedades nativas, de todos os tipos, vermelhas, roxas, doces, compridas, bolinhas, pintadinhas...).



Também têm grandes pães macios e fofos, vendidos por uma menina de traços indígenas, fortes e bonitos.


Barracas com produtos bolivianos industrializados de rótulos divertidos, parecendo que sairam os anos 60. E quinua de vários tipos, enormes pimentas secas, chá de folhas de coca, e algumas coisas meio indecifráveis, micro bolinhas cheirosas, tubérculos de forma estranha...




E raspadinhas coloridas, com gelo moido por engenhocas retrôs.



E vários barbeiros , com quadros de exemplos de corte e filas aguardando .


Pebolins coletivos....



E música..., religião....


5 comentários :

Ana Moraes disse...

Putz... como me faz bem dar uma "viajada" no blog de vocês!
Abraço,
Ana

Anônimo disse...

Muito interessante a Feira. Vou visitar.
Obrigado pela sugestão.
Abraços,
Diogo

tanieliz disse...

Morei seis anos nesse País que amo de paixão.
Tenho fotografias do Illimani por todas as paredes da minha casa. Voltei ha 5 anos e não sabia onde conseguir salteñas, chimichurri e outras coisas gostosas. Obrigada pela informação, vou lá.

julia nora disse...

morei muito tempo nesse lindo pais, e é lindo mesmo, pena que mostran na tv só a pobreza, ja fui na feira e dá pra matar a saudade de muitas coisa...beijos a todos os irmãos bolivianos...

Jorge Ramiro disse...

É ótimo provar os sabores da América Latina. Eu comi em restaurantes de comida do Peru, Paraguai, Equador. Há alguns restaurantes em Vila Madalena que são de sabores do Bolivia. Delicioso. :)

ESTUDIO MANUS on Facebook

ENDEREÇO ESTUDIO MANUS, CLIQUE ABAIXO PARA SABER COMO CHEGAR