.
.
.
.
.
NAS POSTAGENS A SEGUIR, EXPERIÊNCIAS DE VIAGENS, DICAS DE LUGARES INTERESSANTES, NOSSAS PESQUISAS E OBJETOS

sábado, 12 de julho de 2008

Detalhes de um edifício da década de 40


Às vezes me pergunto, ao entrar na maioria dos prédios tipo “lançamentos” ,se está acontecendo alguma competição de projeto e ambientação de halls de entrada e áreas comuns , cada um tentando ser mais impessoal, feio, cafona e deprimente.

Mas não foi sempre assim...

As imagens abaixo mostram um exemplo de personalidade e cuidado estético, do Edificio Piauí, de 1948, em Higienópolis, São Paulo.



Curvas , cores e materiais da década de 40.




Porta do elevador, pastilhas e latão polido.





Os móveis também de época , com estofados no tom das pastilhas do piso.



Na área da portaria, um nicho onde o zelador fica alojado discretamente, com um espelho colocado em ângulo permitindo visão da porta de entrada.Como moldura desse espelho, uma fita de latão ondulado !





Exemplo raro hoje em São Paulo, não há grades ou guaritas ( tudo bem, estão instaladas um monte de câmeras , alarmes , mas discretas e não atrapalham o desenho da fachada ).Uma rampa em curva conduz à entrada em plano mais elevado.


Esse edifício de 1948, e vários outros como o Bretagne (1959), Cinderela ( 1956 ),Viadutos (1956),Louvre (1958), foram obra de Artacho Jurado (1907-1983).
Prédios que lembram cenários da época áurea do cinema americano, com beleza e áreas comuns,salões,coberturas e marquises que esperam grandes festas que não acontecem mais.

No Flickr ( fotos) há um grupo dedicado ao registro de imagens destas construções.

E também no link ( texto) há uma matéria muito interessante sobre suas origens familiares de espanhóis anarquistas, porque foi impedido de se formar no curso primário ( autodidata, não teve nenhuma educação formal em engenharia ou arquitetura), seu inicio profissional como letrista de cartazes no Rio de Janeiro aos 19 anos , depois trabalhando com néons , passando à empreendedor de uma das primeiras empresas promotoras de feiras e exposições em São Paulo,suas primeiras construções residenciais ,o nascimento da Construtora Monções .

Hoje seus prédios são marcos na cidade de São Paulo, fragmentos do glamour de uma época.

2 comentários :

Anônimo disse...

Adorei o Blog!
Visitei recentemente o estudio na Girassol e me impressionei com as pecas que vcs coletaram mundo afora. Sabia que o blog nao ia me decepcionar.
Parabens pelo olhar artistico.
Visitarei o blog com frequencia.

manus disse...

Obrigado !
E apareça sempre, queremos conhecer você pessoalmente.

Abraços,

Caio e Dani

ESTUDIO MANUS on Facebook

ENDEREÇO ESTUDIO MANUS, CLIQUE ABAIXO PARA SABER COMO CHEGAR

travel guide tripwolf