.
.
.
.
.
NAS POSTAGENS A SEGUIR, EXPERIÊNCIAS DE VIAGENS, DICAS DE LUGARES INTERESSANTES, NOSSAS PESQUISAS E OBJETOS

sábado, 19 de abril de 2008

Observando cores e texturas, comendo Basturma.



Há lugares que com o tempo, o imprevisível e a sorte ficam cada vez melhores e interessantes.

O "Effendi" é um desses lugares. O nome significa título de respeito e cortesia em turco, algo com Senhor, Sir, Monsieur, etc...

Cada vez mais aquela mistura de velhas fórmicas de flores desbotadas, aqueles azulejos de flores da copa da vovó , padrões de gesso alucinados e cores do passado ficam mais interessantes e únicos.



Tudo isso num boteco/restaurante aberto para uma rua escondida no centro ( mapa), travessa da rua São Caetano ,das vitrines bizarras de roupas de noivas-cinderelas, madrinhas-cruelas e noivos-príncipes-sapos.




E melhor, com uma ótima comida de tradições armênias, um pequeno cardápio, com ótimos preços.A esfiha é das melhores de São Paulo, e tem que ser a de 'basturma', que além da massa queimadinha, queijo derretido, verdinhos frescos tem a tal basturma, uma carne curada, de sabor maravilhoso, cortada fininha, sem gorduras, originária da Ásia Central e Leste Europeu.





Além dela, experimente também o coalhada fresca com alho e hortelã seca, e os charutinhos de uva, de tamanho , cozimento e acidez perfeitos.

É uma ótima opção para comer algo num lugar simples e bonito próximo a Pinacoteca do Estado (veja programação), onde sempre há uma boa exposição , além do acervo imperdível.



A mão do dono.

Os horários do "Effendi" são inconstantes e imprevisíveis, é bom ligar confirmando ( tel 11 3228 0295 )



Abaixo, um outro exemplo de lugar que o tempo e o acaso deixam cada vez melhor.A cor das paredes, os azulejos arredondados e rachados, as panelas de alumínio velhas, amassadas e areadas dessa cozinha de uma fazenda de café com 103 anos de idade, tomara que existam para sempre na minha memória.

Um comentário :

Tá Bem Bom disse...

Pra mim a melhor esfiha de São Paulo. Sabia que as senhorinhas armenias, no sabado, levam a carne para que sejam feitas esfihas personalizadas? Vou lá direto nunca tinha reparado nos azulejos, é duro ser guloso.......

ESTUDIO MANUS on Facebook

ENDEREÇO ESTUDIO MANUS, CLIQUE ABAIXO PARA SABER COMO CHEGAR

travel guide tripwolf