.
.
.
.
.
NAS POSTAGENS A SEGUIR, EXPERIÊNCIAS DE VIAGENS, DICAS DE LUGARES INTERESSANTES, NOSSAS PESQUISAS E OBJETOS

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

3 restaurantes japoneses na mesma galeria

Lado a lado numa galeria na Brigadeiro Luis Antonio, quase esquina com Av. Paulista (mapa), três restaurantes japoneses vizinhos e três diferentes tipos de comida tradicional: os Sushis e Sashimis impecáveis do Sushigen paulista ( o do meio), os grelhados no carvão do pequeno Mizusaka (o da esquerda), e os pratos caseiros do Isa ( o da direita), executados por um adorável casal de velhinhos japoneses.

san (三);3

No da esquerda, o Mizusaka (3284 4776) é especialista em robatas, espetinhos de legumes e carnes, peixes e ostras na grelha de carvão, alguns pratos com curry.
E muito shochu,sakê,cervejas.



Entrada do Mizusaka,com cortina bordada e lanterna.
Na prateleira, cardápio em plaquinhas,bebidas e altar xintoísta.



Só um pequeno balcão, sem mesas, televisão ligada no canal japonês.Sobre uma grande de carvão estalando, legumes e peixes frescos são preparados com paciência e técnica.



Aspargo e talo de cebolinha gigante no carvão.Omelete adocicado com algas. Beringela assada no carvão com raspas de peixe seco(essas raspas, com o calor que sobe da beringela, se contorcem como minhoquinhas vivas, de sabor sutil e leve).

A conta é calculada no ábaco !


No restaurante do meio, o Sushiguen  (3289 5566), Shimizu faz há mais de 30 anos um dos melhores sushis e sashimis de São Paulo, de maneira tradicional e única.

Entre os três restaurantes da galeria, é o único que serve sushi e sashimi. O Sushiguen paulista é para nós o melhor, mais tradicional e com o melhor custo benefício entre os bons restaurantes japoneses de São Paulo. 

Um pequeno balcão, poucas mesas, separados por um aquário, no andar de cima poucas mesas baixinhas mais reservadas sobre tatames.




O Tirashi Especial é genial, lindo, uma cumbuca laqueada com arroz de sushi no fundo , forrado por legumes, conservas, peixes, ovas, temperos inesperados e coloridos, barbatana de tubarão, folhas frescas, flores e brotos desconhecidos,  e muito mais, uma festa. Contrastes, sabores, uma experiência necessária para quem gosta de comida japonesa autêntica.

Se houver lugar (o restaurante é pequeno), fique no balcão, no meio, e assista Shimizu San criando seus sushis e sashimis, uma aula de técnica e concentração.


Acima, Tataki de Peixe Serra , temperado com gengibre,shissô, alho e limão.

E sushi de Tarakô (ovas de bacalhau), de sabor raro, versões apimentada ou não, algo amargo, delicioso, sabor inesquecível.



E no da direita, o Isa,um casal que chegou de navio no porto de Santos nos anos 50, faz uma comida que imagino a mesma feita na casa das vovós nas cidadezinhas do interior do Japão, pequenos pratos quantes, sobas, sopas, entradinhas minúsculas.

Apenas os dois cozinham , e quem atende o balcão é ela, de maneira leve e gentil.

Dos três, neste a conta pode vir mais alta. Mas é uma experiência, para japoneses deve lembrar a casa dos avós num Japão das pequenas cidades.


Balcão e prateleira com bebidas e panelinhas misteriosas.



Detalhe do Isa e pequenas entradas ; conserva de cogumelinhos adocicados sobre mousse de nabo e shokará ( ova salgada de tainha) sobre rodela de limão, r$ 18 cada.


Abaixo, peças do Estudio Manus : Budinha Festejando sobre Saquinho de Arroz, Árvore de Buda com Mensagens Religiosas Vietnamitas e Amuletos, e Menino Chinês tomando banho na Cumbuca Alada.




Também no Estudio Manus, uma pequena seleção de raras antiguidades japonesas. Uma coleção de antigas bonecas de madeira japonesas, uma fôrma em madeira entalhada para doces (melhor dizer esculturas) japoneses e antigos espelhos em bronze polido, antigamente usados por gueixas.






Um comentário :

Anônimo disse...

As panelinhas misteriosas me parecem pequenos okama, panelas para se cozinhar arroz. Alguns restaurantes ainda usam esses utensílios, mas creio que a maioria está usando as panelas elétricas ou a gás, que funcionam bem e requerem menos cuidado.

ESTUDIO MANUS on Facebook

ENDEREÇO ESTUDIO MANUS, CLIQUE ABAIXO PARA SABER COMO CHEGAR

travel guide tripwolf